Cassia D'Aquino - Notícia

Programa Global

O Programa Global de Educação Financeira (PGEF), iniciativa voltada para o desenvolvimento da educação financeira da população de baixa renda em todo o mundo, foi criado pelas ONGs americanas Microfinance Opportunities e Freedom from Hunger sob o patrocínio da Citi Foundation.

Sete parceiros em todo o mundo participaram ativamente na construção desse projeto. Cada um desses parceiros realizou pesquisas em seus países para identificar as principais dúvidas da população de menor renda em relação ao uso dinheiro. Os resultado das pesquisas serviram como base para a criação do conteúdo do Programa Global.

Esses parceiros foram o Teba Bank (África do Sul), SEWA Bank (Índia), ProMujer (Bolívia), The Equity Building Society (Quênia), Al Amana (Marrocos), CARD Bank (Filipinas) e o Microfinance Centre (Polônia).

Desde 2006, o PGEF tem capacitado multiplicadores em cinco regiões do mundo (America Latina, Sudeste Asiático, América Central, Leste europeu e Norte da África). Workshops foram realizados em 8 países (Filipinas, Rússia, Uganda, Paquistão, Índia, Brasil, Colômbia e China).

Mais de 180 organizações em todo o mundo já tomaram parte nos treinamentos do Programa.

Atualmente, 45 países estão envolvidos com o PGEF. Como resultado deste esforço, mais de 130.000 pessoas foram capacitadas pelo Programa. Além disso, cerca de 6,7 milhões foram expostas ao PGEF através de novelas, programas de rádio, música, espetáculos de dança e teatro de rua.

Cássia D'Aquino é a representante do Brasil no Global Financial Education Program. Sob sua direta orientação, desde 2007 mais de 30 instituições tornaram-se parceiras do PGEF. Este  esforço resultou na capacitação de mais  de 4.000 mil brasileiros.