Cassia D'Aquino - Notícia

R

Razão social: Nome adotado por uma sociedade comercial para indicar a pessoa jurídica que representa.

Recessão: Ocorre quando o volume de riqueza que um país produz (PIB) diminui em relação ao que produziu no ano anterior. Implica em declínio da taxa de crescimento da atividade econômica. Os principais indicadores de uma fase de recessão são queda da produção, aumento do desemprego, diminuição das taxas de lucro e crescimento do número de falências e concordatas.

RDB:
Recibo de Depósito Bancário. Título de renda fixa.

Redesconto: Um dos instrumentos de política monetária utilizado pelo Banco Central para regular o sistema de liquidez do sistema bancário. Atua sobre os bancos com dificuldades momentâneas de caixa.

Regime Cambial:
Formas de administração das operações de câmbio de um país. As mais comuns são: câmbio livre, câmbio fixo, currency board, banda cambial, meta de inflação e dolarização.

Regime Econômico:
Características institucionais que determinam, no âmbito de um sistema econômico, as condições de organização prática do funcionamento da economia.

Remuneração: Gratificação, geralmente em dinheiro, por trabalho realizado.

Renda Fixa: Tipo de aplicação no qual o lucro é contratado previamente ou segue taxas de mercado. Pode ser pré-fixado ou pós-fixado.

Renda Nacional: Valor equivalente ao Produto Interno Bruto de um país (PIB).

Renda Per Capita: Dividindo-se o Produto Nacional Bruto (PNB) pelo número de habitantes do país, obtém-se a Renda per capita. Medida que indica a disponibilidade de recursos dos habitantes do país para o consumo ou investimento.

Renda Pós-fixada: É o rendimento que paga correção monetária no período da aplicação, mais juros sobre o valor corrigido da aplicação.

Renda Pré-Fixada: Rendimento em que o investidor fica sabendo no ato da aplicação quanto vai ganhar e quando terá o seu dinheiro de volta.

Renda variável: Tipo de investimento no qual, ao contrario da renda fixa, a rentabilidade não pode ser determinada na data da realização do investimento. Uma aplicação é considerada renda variável quando o rendimento da aplicação é pouco previsível, pois, está sujeita a grandes variações de acordo com o mercado. Ações de empresas são exemplos de renda variável

Rendimento: lucro alcançado em uma operação financeira

Reservas Cambiais: São valores constituídos por divisas estrangeiras originárias de superávits nas balanças de pagamentos e destinam-se a cobrir eventuais déficits das contas internacionais.

Reservas Internacionais: Constituídas pelos dólares que entram no país via investimentos diretos, empréstimos, financiamentos e captações. Para serem usados, esses dólares são trocados por reais junto aos bancos. Os reais vão para a economia e os dólares ficam com o BACEN. As reservas em dólares precisam ser suficientes para quitar todas as dívidas do país com o mercado internacional.

Responsabilidade Fiscal – Ver Lei de Responsabilidade Fiscal.

Revolução Neolítica: substituição da vida nômade pela vida sedentária, com o início da agricultura e da domesticação dos animais.  

Risco: Elemento de incerteza que pode afetar a atividade de um agente ou o desenrolar de uma operação econômica. Grau de incerteza do retorno de um investimento.

Risco-país: Definido por instituições privadas, o risco país indica possibilidade de um país dar calote em sua dívida externa. Quanto mais baixa for a taxa de risco, maiores as vantagens para o país, já que caem  os juros que terá de pagar para obter empréstimos estrangeiros, diminui a aversão de investidores internacionais com perfil mais conservador, que não gostam de correr riscos altos, e aumenta o número de investidores dispostos a conservar seu capital no país.

Rolagem da Dívida: Renegociação de passivos, próximo da data de vencimento.