Cassia D'Aquino - Notícia

L

Lance: Preço oferecido pelos representantes das sociedades corretoras no pregão das bolsas, para a compra ou venda de um lote de ações.

LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias. Lei que estabelece as regras para elaboração do Orçamento Geral da União (OGU). Define, por exemplo, qual percentual  será gasto com investimentos, ou como os recursos serão distribuídos pelos vários estados e municípios. A LDO é aprovada pelo Congresso no primeiro semestre do ano, e  baliza a votação do OGU, no segundo semestre.

Lei da Oferta e da Procura: Correlação entre a oferta e a procura por determinado bem ou serviço. Os preços tendem a cair quando aumenta a oferta, e tendem a subir quando aumenta a procura.

Lei da Usura: legislação que proíbe a cobrança de juros em taxas superiores às taxas máximas permitidas por lei.

Lei de Responsabilidade Fiscal: Lei complementar 101, de 4 de maio de 2000. Atua sobre as finanças públicas das três esferas do governo (União, estados e municípios). O objetivo da Lei é obrigar o setor público a gastar de acordo com as receitas obtidas e garantir a transparência da gestão. A Lei prevê mecanismos para o controle das finanças públicas em anos de eleição.

Letras de câmbio: Títulos de crédito que consistem numa ordem escrita de pagamento. Através delas, o sacador (emitente) dá ao sacado(aceitante) ordem de pagar ao tomador(beneficiário), determinada quantia, no tempo e no lugar fixados na letra. As letras de câmbio são emitidas com o objetivo de captar dinheiro para financiar bens duráveis para consumidores ou capital de giro para as empresas.

Liberalismo Econômico: Doutrina que afirma que o melhor sistema econômico é o que garante o livre jogo das iniciativas individuais dos agentes econômicos.

Licitação: procedimento administrativo através do qual se seleciona a proposta mais vantajosa para um contrato de interesse da administração pública. Todo o contrato administrativo exige licitação prévia, salvo exceções previstas em lei.

Liquidação: série de operações a que uma empresa ou  banco procede a fim de pagar suas dívidas

Liquidez: Capacidade de converter um investimento em dinheiro.

Lucratividade: Relação entre o valor atual e o valor pago por um investimento.

Lucro: O dinheiro que um negócio traz menos o custo de produção e de venda dos seus produtos. Resultado econômico positivo de uma operação econômica.