Cassia D'Aquino - Notícia

B

Balança Comercial: É o item mais importante das contas externas. Registra todas as exportações e importações feitas por empresas no Brasil.

Balança de Capital: Conta estatística que resume a movimentação do ativo e do passivo, ocorrida entre um país e o resto do mundo, no decurso de um determinado período.

Balança de pagamentos: é o registro anual de todas as transações, comerciais e financeiras, entre os residentes no país (incluídas as filiais de empresas estrangeiras) e no Exterior.

Balanço de Transações Correntes: É o saldo da balança comercial (exportações menos importações) e de serviços como pagamento de juros da dívida externa.

Banco: Estabelecimento ou sociedade de crédito, que tem por objetivo principal receber depósitos em conta corrente, aplicar capital, realizar empréstimos, efetuar cobranças e operar em câmbio. A palavra BANCO vem do germânico Bank – banco de madeira usado por aqueles cujo ofício era cambiar e emprestar dinheiro. A partir da Idade Média, passaram a ser chamadas assim as primeiras casas ou estabelecimentos nos quais se realizavam essas atividades.

Banco Central do Brasil: Foi criado pela Lei 4595, de 31 de dezembro de 1964, chamada Lei de Reforma Bancária, com a finalidade de fiscalizar as instituições financeiras. Dentre as muitas atribuições importantes do BACEN está o de regulador das políticas monetária e creditícia do Governo, administrador das reservas internacionais e fiscalizador do Sistema Financeiro Nacional.

Bancos de Desenvolvimento Estaduais: Instituições financeiras constituídas como sociedades anônimas, controladas pelos governos estaduais. Seus objetivos são fornecer recursos para financiamentos, a médios e longo prazos, de programas e projetos que visem promover o desenvolvimento econômico e social no estado em que tiverem sede. Não captam recursos através de depósitos à vista em contas-correntes. Sua denominação inclui a expressão “Banco de Desenvolvimento” seguida do nome do Estado em que atuam.

Bancos de investimentos: Instituições financeiras constituídas sob a forma de sociedades anônimas. Seus principais objetivos são a prática de operações de investimento, participação ou financiamento a prazos médios (superiores a um ano) e longo, para suprimento de capital fixo ou de movimento de empresas do setor privado, mediante aplicação de recursos próprios e coleta, intermediação e aplicação de recursos de terceiros. Não podem captar recursos na forma de depósito à vista em contas-correntes.

Banco sacado: banco em que o cliente emitente mantém sua conta corrente

Banda Cambial: É a banda ou limite determinado pelo Governo para a flutuação do real frente ao dólar, ou outra moeda forte. O Banco Central compra ou vende, conforme a moeda nacional se aproxime de um dos limites da banda.

Beneficiário: pessoa e favor de quem é emitido um cheque.

Bens de capital: Bens utilizados para a produção de outros bens (instalações, equipamento, maquinaria).

Bens e Serviços: Produtos da atividade econômica; elementos constitutivos da produção.

BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento: Instituição internacional, com sede em Washington-EUA, voltada para o auxílio financeiro e o desenvolvimento da infraestrutura de países emergentes.

Bimetalismo: doutrina ou sistema monetário típico do século XIX, que estabelecia uma taxa de troca entre dois metais (geralmente ouro e prata) a um preço fixo, sem impor nenhuma limitação quanto ao uso e cunhagem de ambos. Sendo assim, todo papel moeda em circulação  era conversível em ouro ou prata.

Blue Chips (de 1ª linha): ações de grande liquidez são as mais procuradas pelos investidores. De  forma geral, são ações de grandes empresas que possuem excelente reputação no mercado. As ações de 2a linha são de menor liquidez, de empresas boas, mas com risco superior aos das blues chips. As de 3a linha são ações de pouca liquidez e grande nível de risco.


BM&FBOVESPA é uma companhia de capital brasileiro formada, em 2008, a partir da integração das operações da Bolsa de Valores de São Paulo e da Bolsa de Mercadorias & Futuros. Como principal instituição brasileira de intermediação para operações do mercado de capitais, a companhia desenvolve, implanta e provê sistemas para a negociação de ações, derivativos de ações, títulos de renda fixa, títulos públicos federais, derivativos financeiros, moedas à vista e commodities agropecuárias.

BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Empresa pública federal, cujo principal objetivo é financiar a longo prazo os empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país.