Cassia D'Aquino - Notícia

A

Ação: É o título que representa a menor fração do capital de uma empresa. As mais importantes são as ações ordinárias e as preferenciais.

Ação Ordinária: Ação que tem características de conceder a seu titular o direito de voto em assembleia da sociedade.

Ação Preferencial: Ação que dá ao seu possuidor prioridade no recebimento de dividendos ou, em caso de dissolução da empresa, no reembolso do capital. Não dão direito a voto nas assembleias da sociedade.

Agente Econômico:  Indivíduos, grupos ou organismos que constituem, do ponto de vista dos movimentos econômicos, os centros de decisão e de ações fundamentais.

Ágio: Importância que o comprador paga a mais sobre o valor nominal de um título.

Ajuste Fiscal: Parte da política do governo federal de tentar gastar menos do que arrecada.

Amortizações: São pagamentos de dívidas contraídas por empresas brasileiras e pelo próprio Governo junto a instituições financeiras no mercado internacional.

Apólice de seguros: Certificado de contrato que a companhia de seguros emite ao aceitar o risco proposto pelo segurado, e que garante, a este, ressarcimento por determinado prejuízo (perda de bens, acidente, morte).

Aposentadoria: Afastamento do serviço depois de completados os anos estipulados em lei para exercício de atividade, ou, antes desse prazo, por invalidez. Pode significar ainda a remuneração recebida mensalmente pelo beneficiário aposentado.

Arrecadação Tributária: Corresponde ao que é arrecadado pelo setor público, mediante pagamento de contribuições e impostos.

Atividade Econômica: Conjunto de atos pelos quais as pessoas satisfazem às suas necessidades, através da produção e troca de bens e de serviços.

Ativo: Conjunto de bens e créditos que formam o patrimônio de um sujeito econômico.

Ativo Real: um bem concreto como casa, máquinas, carros, etc.

Ativo Financeiro: um título como CDB, ações, etc.