T

Tarifa bancária: Preço cobrado pela execução de determinados serviços bancários.

Taxa: Tributo arrecadado pela União, ou pelos estados ou pelos municípios, com o objetivo de prestar certos serviços à população em geral.

Taxa Básica: Taxa de juro anual fixada por um banco, que serve de referência para o cálculo das diferentes condições oferecidas por esse banco.

Taxa de Câmbio: Preço de uma moeda estrangeira em moeda nacional. Quando há mais pressão pela compra da moeda do que a oferta, a cotação sobe. Quando acontece o contrário, e a oferta é maior, a cotação da moeda estrangeira diminui.

Taxa de Juros: É o custo do dinheiro no mercado. O BACEN é o órgão regulador da política de juros. Quando a taxa de juros está alta é sinônimo de falta de dinheiro no mercado. Ao contrário, quando está baixa, é porque está sobrando dinheiro no mercado. A taxa de juros é um dos mais importantes indicadores de política monetária.

Taxa SELIC: É a taxa que reflete o custo do dinheiro para empréstimos bancários, com base na remuneração dos títulos públicos.

Taxa de Performance: alguns fundos cobram esta taxa quando sua rentabilidade supera o tamanho previamente estabelecido. Trata-se de um prêmio pago pelo bom desempenho de gestão de fundo.

Testamento: documento que contém os desejos de uma pessoa com relação à disposição de suas propriedades e aos cuidados com seus dependentes após a sua morte.

TR - Taxa Referencial: indexador calculado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). É divulgada diariamente e vale por um período de 30 dias.

Tendência: Movimento ascendente, lateral, ou descendente dos preços de um ativo no mercado, claramente identificável, através de indicações padronizadas.

Títulos: Papéis ou certificados que representam um determinado capital. Podem ser emitidos por instituições públicas, privadas ou mistas, com o objetivo de captar recursos.

Títulos do BACEN:
Emitidos com o objetivo de fazer política monetária, ou seja, controlar o volume de dinheiro em circulação no sistema financeiro.

Títulos da Dívida Externa: O Governo Federal visando obter dinheiro no exterior pode vender títulos da dívida externa a investidores estrangeiros que emprestam seu dinheiro em troca de uma taxa de juros definida.

Títulos Públicos: São papéis lançados pelo Governo, podendo ser do Tesouro Nacional ou do BACEN.

TJLP - Taxa de juros de longo prazo: É a taxa utilizada pelo governo na correção de seus papéis. É também utilizada como indexador básico de contratos de financiamento do BNDES.

Tomador: Pessoa que realiza um empréstimo, ou toma por empréstimo, certa quantia ou coisa. O inverso de Doador.

Transação: Operação em que há troca ou transferência de valores.

Transações Correntes: São as operações do Brasil com o exterior. Incluem as receitas obtidas com exportações de mercadorias, gastos com importação, pagamentos de juros da dívida externa, seguros e fretes.

Traveller’s check: Cheque adquirido de um banco e assinado pelo emitente na hora da compra, e, novamente, na hora da conversão em dinheiro. O mesmo que cheque de viagem.

Tributo:
Impostos, taxas.

Tutor: pessoa legalmente responsável pela proteção de um menor.