É hora de trabalhar ?

De acordo com a legislação brasileira você só pode ingressar, formalmente, no mercado de trabalho se tiver mais de 16 anos. Ou mais de 14, se o trabalho que você pretender estiver de acordo com a lei do Jovem Aprendiz. Mas as leis não impedem que você crie formas alternativas para conseguir desenvolver algum tipo de atividade remunerada, como ter um pequeno negócio, por exemplo.

Entretanto, e antes de mais nada, é preciso considerar se você tem tempo para fazer o trabalho que quer fazer. É lógico que a ocupação mais importante nessa fase em que você está vivendo é estudar. Por isso saiba que nada, nenhum tipo de trabalho, deve atrapalhar seus horários de estudo. Para se organizar, a melhor coisa a fazer é pegar lápis e papel e listar as coisas com que você já ocupa seu tempo. Esta lista deve incluir:

Escola
Lição de casa
Tarefas em casa
Compromissos familiares
Refeições
Esportes que pratica

Vá preenchendo a lista de acordo com suas ocupações. Depois veja se você tem algum tempo depois das aulas. E nos fins de semana? Leve tudo isso em consideração antes de qualquer decisão. E, e isso é muito importante, converse com sua família sobre suas idéias. Além de precisar da autorização deles para qualquer tipo de trabalho, eles vão poder te ajudar com ótimas dicas.

Ilustração: Na Inglaterra do século XVIII as crianças cumpriam jornadas de até 18 horas de trabalho