Quer uma casa nova? Planeje-se

Se já é momento de bater asas para fora do ninho dos pais, se sua família cresceu ou se você acha que, finalmente, é hora de livrar-se do aluguel, deve andar imaginando como tornar possível a realização desse um sonho. É muito provável que esse venha a ser o maior investimento de sua vida. Sabendo disso, é importante amadurecer bem a ideia antes de sair batendo perna atrás das indicações dos corretores. Antes mesmo de começar sua busca é preciso avaliar com cuidado uma série de aspectos.

Os especialistas recomendam que você comece analisando a sua personalidade: sua ambição, o seu nível de ansiedade, a sua idade, o seu estado civil, se pretende ou não ter filhos de agora em diante, se prefere morar perto da família, de amigos ou talvez próximo ao local de trabalho. Convém não esquecer de avaliar também se existe a possibilidade de sua empresa transferi-lo para outra cidade. Se existe essa chance, talvez seja o caso de pensar melhor se vale mesmo a pena envolver-se com a compra de um imóvel.

É importante também perguntar-se se você se sente financeiramente seguro, qual é a sua renda e, finalmente, qual é a sua tolerância aos riscos. Depois de ter respondido a essas questões, e estar convencido de que quer mesmo conquistar a casa própria, é hora de definir que tipo de imóvel é mais adequado a você.

Você prefere morar num imóvel menor desde que ele seja próximo à escola de seus filhos? Ou será que sua opção é por morar numa área mais badalada? Concluindo, é importante saber quais são as suas necessidades, gostos pessoais e tipo de imóvel que pretende comprar. Sem ter alguma ideia inicial sobre tudo isso, sua jornada será muito mais difícil. Pode acreditar, sem algum plano de viagem bem traçado, você nunca vai conseguir encontrar o que realmente quer. Mesmo que no decorrer do caminho você mude muitas vezes de ideia.