Aprendendo a ser um consumidor consciente

Nem sempre a convivência do consumidor (quem compra) com o fornecedor (quem vende) é um mar de rosas. E muitas vezes os problemas acontecem porque um dos dois não conhece os direitos e deveres que tem.

Conheça alguns de seus direitos como consumidor:

As lojas devem manter amostras de jogos, revistas, discos, fitas e brinquedos sem lacre para que você possa examinar antes de decidir-se pela compra;

Todo brinquedo deve ter um selo de segurança fornecido pelo IQB(Instituto de Qualidade do Brinquedo) e outro do INMETRO(Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial);

Exija sempre nota fiscal: é a sua garantia para reclamar, caso tenha problema;

Se o produto apresentar defeito, o fornecedor terá até 30 dias para solucionar o problema. O pedido deve ser feito por escrito para que tudo fique documentado. Se nada for resolvido, você tem direito a: seu dinheiro de volta, exigir um desconto, insistir no conserto ou trocá-lo;

Se a compra for feita por telefone, na porta de casa ou pelo correio, o consumidor tem o prazo de sete dias para desistir , sem precisar justificar. Mas é melhor que desista por escrito;

Tudo o que a propaganda promete deve ser cumprido, pois publicidade enganosa é crime;

Os manuais de instrução devem ser claros e escritos em português.

Esses são alguns dos direitos que o consumidor tem.