De onde vem o dinheiro?

As crianças tendem a compreender apenas as relações que se dão num plano concreto, palpável. Assim, uma criança cujo pai seja engenheiro civil ou policial bombeiro não terá maior dificuldade em compreender que tipo de trabalho seu pai executa. O mesmo vale para as mães professoras ou médicas.

Quando as atividades profissionais de seus cuidadores não geram um produto que pode ser visto, tocado ou ouvido, torna-se difícil para as crianças compreender, com clareza, em que tipo de trabalho seus pais estão envolvidos. E quando os filhos não conseguem entender isso, torna-se improvável que estabeleçam relação de causa e efeito entre trabalho e ganho do dinheiro. Faça um teste com seus filhos: veja se eles são capazes de dizer (para além do título e local de trabalho) como é que você ganha dinheiro.

É parte do meu trabalho nas escolas solicitar que os pais da pré-escola façam essa explicação por escrito. A recomendação é que procurem traduzir numa linguagem inteligível para os pequenos as linhas gerais da atividade que exercem.

Essa explicação muitas vezes revela-se traiçoeira. Numa das aulas que assisti numa turma com alunos de 4 anos, a leitura que a professora fez da redação enviada pelo pai em nada serviu para esclarecer o que ele fazia. O filho do pai em questão, tão perdido quanto os colegas, somou-se a eles na tentativa de traduzir em língua de criança a profissão daquele adulto.

Pergunta daqui, associa de lá, e ocorreu ao filhote que o pai viajava muito. De avião, acrescentou, mais confiante em sua percepção do ambiente familiar. Um dos coleguinhas, disposto a desvendar de vez o enigma, lançou a solução: “então, ele deve ser piloto”. Todos os outros assentiram vigorosamente, no que foram acompanhados pelo filhote. Sim, decidiram aliviados, aquele pai era piloto de avião.

A professora, aturdida com os rumos tomados pela discussão infinita, não teve forças para corrigir. A verdade é que o pai era um executivo de agro business. Mas vá tentar explicar o que é isso para uma turminha de 4 anos....


Ilustração: “A Criação de Adão” ( Creazione di Adamo) foi pintada pelo italiano Michelangelo (1475-1564).
A obra está no teto da Capela Sistina, na Cidade do Vaticano. .